Seguidores

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Curso Vida Feliz - Os 10 Mandamentos

LIÇÃO 6- OS DEZ MANDAMENTOS CRISTÃOS
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. - (AP 12:17). O texto acima revela que há um Dragão guerreando contra a mulher e os remanescentes! Surge-nos aqui três perguntas:
1. Quem é o Dragão? E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás...(Ap 12:9) E seu propósito é ir contra a mulher.
2. Quem é a Mulher e os remanescentes que o Dragão persegue? ...Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá...pois... foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. - (AP 14:4). Sim, é a Igreja!
3. Quais as características da Mulher? O texto afirma: Guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus, e certamente a Igreja do Senhor o faz adequadamente! Mas, alguém poderia perguntar: Os dez mandamentos do Sinai está valendo? É Claro que sim! – pois a palavra de Deus nunca perece – mas, devemos obedecê-los pelo testemunho, ou ensino de Jesus.
A TÁBUA 1- Fala dos mandamentos relativos a Deus! (do 1º ao 4º)-Êxodo 20
1º. NÃO TERÁS OUTROS DEUSES, POIS SOU TEU SENHOR! Isso significa que Deus exige ser o único alvo a ser adorado, pois a Pessoa de Deus é única e incomparável! Ele disse: Antes de mim nenhum deus se formou, e depois de mim nenhum haverá...Não há outro deus que eu conheça.... (Is 43:10; 44:6,8) Jesus disse: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás(Mt 4:10).
2º. NÃO FARÁS NENHUMA IMAGEM DE ESCULTURA!Deus não se revela ao homem por imagens, mas sim pela sua palavra nos profetas, mas agora nos fala através de seu Filho, que é a imagem plena do Pai! (Hb1:1; Cl 1:15; 2:9). Por isso diz: Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. - (IS 42:8).
3º. NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR TEU DEUS EM VÃO! A questão aqui é entendermos que o nome de Deus é superior! O próprio Senhor Jesus nos ensinou: Santificado é o teu Nome! Devemos pois Santificar o Nome do Senhor e não contaminá-lo com outros nomes! Concluímos pois que todo uso do Nome de Deus de forma a mistura-lo com outros é um uso em vão, não serve! Deus não ouve orações imundas, não aceita ofertas imundas. Portanto, não usemos o Nome daquele que habita os céus junto com os humanos que viveram na terra e que hoje estão mortos.
4º. GUARDARÁS O DIA DE SÁBADO! Esse mandamento simboliza duas bênçãos espirituais: Que devemos descansar do corre-corre do dia a dia, e aproveitar esse tempo para ser oferecido a Deus. E hoje, para aqueles que estão em Cristo, isso é feito quando descansamos em nosso Sábado, o repouso, que é Cristo, entregando a Ele todas as nossas ansiedades. Em Hebreus capítulos 3 e 4 fala que Cristo é o nosso repouso. Em (HB 4:11) - Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
Ora, sendo Cristo o nosso repouso, devemos usar todo o tempo possível que temos para Ele. É preciso portanto, que haja dedicação para com o Senhor. Se não temos tempo para Deus, somos desobedientes e não entramos em seu repouso!
A TÁBUA 2- Fala dos mandamentos relativos ao próximo! (do 5º ao 10º)
5º. HONRAR PAI E MÃE. É preciso aprender a respeitar pai e mãe, cuidar deles quando necessário. Assim aprende-se a respeitar as hierarquias, e posições estabelecidas a partir do lar. Ver Mt 15:5, quando os religiosos não entendiam este ensino, mas Cristo disse: Cuidem primeiro dos de casa, e da família da fé.
6º. NÃO MATARÁS. Pois o propósito de quem serve a Deus é gerar vida. Precisamos agir de tal forma que aqueles que estão mortos, possam conhecer a Cristo para que vivam! Devemos transmitir vida aos necessitados.
7º. NÃO ADULTERARÁS. Cristo nos avisa que o simples olhar impuro já seria adultério. Precisamos purificar não só as ações mas, até nossos pensamentos. Cuidado com os teus olhos e com tua mente!
8º. NÃO FURTARÁS. O Senhor Jesus nos ensinou a ter tudo em comum, não basta não furtar, mas, precisamos compartilhar o que temos!
9º. NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO. O Senhor Jesus nos ensinou que, não precisamos apenas cessar de mentir, mas, precisamos defender aquele que não tem voz. Precisamos condenar as injustiças e sempre abençoar!
10º. NÃO COBIÇARÁS! O Senhor Jesus não só nos ensina a não valorizarmos demais as coisas deste mundo, mas principalmente que busquemos acumular tesouros no céu: Confessar a fé em Cristo, manifestar as boas obras da fé, buscar os dons do Espírito, produzir os frutos do Espírito...etc.
As duas tábuas que citamos, foram resumidas por Cristo: (MT 22:37-40) ... Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Ver Lucas 10:27.
a) Portanto, é preciso amarmos a Deus de todo o coração (Com amor completo e doador). Amá-lo de toda a alma (Com vontade, com prazer, com dedicação). E devemos amá-lo de todo o entendimento (Com conhecimentos, de forma racional, entendendo a palavra). Deus não quer adoradores insensíveis, involuntários ou irracionais. Mas, busca quem o adore em espírito e em verdade.
b) O segundo mandamento, que resume a tábua 2, é amar o próximo: (1Jo 3:23) - E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. (1Jo 4:20) - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
Concluímos portanto, que a Igreja do Senhor tem sido perseguida pelo Dragão, mas deve guardar os mandamentos de Deus conforme o testemunho de Jesus: 1.Adorar só a pessoa de Deus; 2.Não fazer imagens de escultura; 3.Usar só o nome de Deus; 4.Dedicar tempo para Deus; 5.Honrar a família; 6.Transmita vida; 7.Não adultere nem pelo olhar impuro; 8.Compartilhe com os outros o que é teu; 9.Use palavras que abençoe; 10.Acumule tesouros nos céus!
E agora? Aceito viver segundo o mandamento de Deus ou fico com as tradições dos homens? Aceito o testemunho e os ensinos de Cristo, ou submeto-me as mentiras do Diabo? Lembre-se, a Igreja verdadeira obedece ao Senhor.

Pr. Felipe da Hora

DIRETORIA ICB 2013-2014

A 51ª Assembléia dos Ministros da ICB deliberou em nova eleição a seguinte liderança nacional: DIRETORIA NACIONAL - Presidente: Pr. Mayldson Fernandes; Vice presidente: Pr. Márcio Morais; Tesoureiro Nacional: Prb. Fco Carneiro; Secretário Geral: Pr. Pedro Rodrigues; DIRETORIA SENAMIC - Secretário de Missões: Pr. Antônio Dantas; Secretário Adjunto -Pr. João de Souza; Tesoureiro de Missões -Pr. Cléber de Sousa; CONSELHO DE ÉTICA - Pr. Fco Souto; Pr. Felipe da Hora; Pr. Adilson de Jesus; Pr. Isac dos Reis; e Pr. Iremar Santos. CONSELHO FISCAL - Pr. Joel Medeiro; Pr. Aluízio Otaviano; Pr. José Souto. Compõe ainda a Diretoria os Representantes das Regiões Eclesiástica, a saber: 1- REGIÃO LESTE RN PB PE BA: Pr. Geraldo Lima; Pr. Erinaldo Veríssimo. 2- REGIÃO OESTE RN PB PE BA: Pr. David Marroque; Pr. Fco Higino; 3- REGIÃO OESTE RN SERIDÓ: Pr.Isac Reis; Ev. Fco Elieudo; 4- REGIÃO NORTE CE: Pr. Felipe da Hora; Pr. Jurandi Bezerra; 5- REGIÃO SUDESTE: A receber dados; 6- REGIÃO MAPI: Pr. Francildo Gomes; Mss. Elis Regina; 7- REGIÃO OESTE CENTRAL: Pr. Nicássio de Assis; Pr. Paulo Abdias; 8- REGIÃO LESTE OESTE CE: Pr. Herbert Amorim; Pr. Cavalcante Neto.

Ouça Rádio Evangelho

Uma Igreja compromissada com o Reino

A Igreja de Cristo do Centro de Sobral, convida a todos os amigos do Evangelho para construirmos uma Igreja Teraupeta. Jesus nos chamou para sermos tratados nele, mas também para sermos canal para tratarmos outros. Visite-nos!

DEUS AMA VOCÊ